
Fevereiro Roxo: A importância da rede de apoio para uma qualidade de vida
Doenças crônicas, Alzheimer, Lupus e fibromialgia
O Fevereiro Roxo é o mês da conscientização de doenças crônicas, a exemplo o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus. A campanha pretende promover a ampliação de informação e a rede de apoio, compartilhando conhecimento e a viabilização de tratamento, a fim de proporcionar bem-estar a quem é acometido pelas doenças.
As promoções de educação e saúde, promovem conscientização, prevenção e consequentemente para quem é acometido por doenças crônicas , através da informação e cuidados, há a possibilidade de promover qualidade de vida e bem-estar para as pessoas.
Doenças crônicas
Alzheimer
Mudanças no cérebro que causam danos celulares cerebrais, conhecidos como demência, é um sintoma de Alzheimer. Fatores que podem ocasionar essa doença ainda não são muitos definidos, podendo ser genético, hereditário, causado pelo estilo de vida e o ambiente. Além disso, o envelhecimento contribui para o desenvolvimento da doença. Alguns sintomas são: falta de memória, dificuldades na comunicação, na realização de atividades diárias e interferência no raciocínio. O tratamento para os sintomas são a psicoterapia, terapia de fala e também uma vida mais saudável.
Lúpus
Uma doença autoimune que causa inflamações e danos. O lúpus pode causar danos à pele, articulações, rins, coração, pulmões e cérebro. Os sintomas causados são fadiga extrema, dor nas articulações, erupções cutâneas, problemas nos órgãos internos e febre. Por ser uma doença complexa, pode haver dificuldade em diagnosticar. O tratamento varia de acordo com a gravidade da condição. Podendo ser administrados anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores, manter uma alimentação saudável e atividade física também contribuem para conter manifestações.
Fibromialgia
É considerada como dor generalizada que causa sensibilidade nos músculos, ligamentos e tendões. Podendo vir acompanhada por fadiga, distúrbios do sono, dificuldade deconcentração e memória, além de problemas cognitivos. A campanha se faz necessária para investimentos em tratamentos adequados.
Essas doenças crônicas, quando não tratadas, podem afetar todo o funcionamento do corpo e prejudicar a qualidade de vida. Também podem acarretar em dificuldades de locomoção e consequentemente, problemas ortopédicos podem vir a surgir. A rede de apoio dos diversos especialistas e da sociedade se faz necessário para ampliar e investir no bem-estar de quem é acometido por essas condições.