A coluna cervical (região do pescoço) fica localizada na parte superior do corpo humano, a região é composta por 7 vértebras (C1 a C7), onde as cinco inferiores são mais semelhantes umas às outras, enquanto as duas primeiras possuem formatos únicos, sendo a primeira (C1) denominada atlas, e a segunda (C2) denominada áxis. Conforme imagens abaixo:

A coluna cervical é responsável por sustentar o peso da cabeça, além de manter a movimentação do pescoço e da cintura escapular. As dores nesta região são comuns e podem ocorrer por diferentes motivos, os mais frequentes são: lesões; acidentes; torcicolo (devido à contração muscular); e má postura. 

Com isso, é importante técnicas que fortaleçam a musculatura dessa região e previnam lesões que possam gerar dor, uma técnica bastante comum e acessível é o alongamento, que “produz efeitos imediatos e uma única sessão em indivíduos saudáveis é capaz de melhorar a flexibilidade muscular e a mobilidade articular” (Pinheiro e Góes, 2010, p. 594). Abaixo temos como exemplo alguns exercícios de alongamento que podem ser realizados em qualquer local, inclusive nos intervalos de atividades laborais:

No meu perfil no Instagram: @dr.rogeriobarboza, você verá um vídeo explicativo mostrando como fazer e dando dicas durante o alongamento.

EDITORIAS

Dicas e utilidades

LEIA TAMBÉM

Fevereiro Roxo

28/02/2025|

Por que não devemos ignorar as dores crônicas?

31/01/2025|